O Processo Seletivo é o primeiro ato pedagógico da Instituição e, por isso,
é visto como um momento de análise diagnóstica do perfil do ingressante. No
processo seletivo são avaliadas as capacidades de interpretação de textos e
dados, de abstração e de escrita formal do ingressante.
Da mesma forma, a avaliação em sala de aula é vista como um
instrumento diagnóstico que aponta e corrige os rumos do processo de ensino e
de aprendizagem. A partir disso, é planejado o nivelamento dos alunos tendo
como finalidade proporcionar aos ingressantes uma revisão de conteúdos
(necessários para o desenvolvimento de competências e habilidades do curso
superior), oferecendo, por meio de explicações e de atividades, a assimilação de
conhecimentos esquecidos ou não aprendidos.
No caso dos estudantes ingressantes que apresentem deficiências em
disciplinas básicas do Ensino Médio, principalmente nas áreas de Matemática e
Português, terão dificuldade na assimilação dos conteúdos previstos para os
períodos iniciais, com destaque para interpretação de gráficos, tabelas e textos,
assim como a aplicação de regras gramaticais e modelos matemáticos.
Com a intenção de minorar as deficiências identificadas, a FACIS propicia
ao corpo discente atendimento de apoio, ou suplementar, às atividades de sala de
aula ampliando os conhecimentos do aluno em conteúdos básicos e essenciais
para a continuidade no curso superior e reforçando/revisando conteúdos
necessários para o seu aprimoramento curricular. Com essas finalidades, a matriz curricular dos cursos de que fornecem reforços e embasamentos para habilidades e competências em Matemática, Linguagem, Comunicação e Ciências no primeiro ano, sendo essas informações especificadas nos Projetos Pedagógicos dos Cursos.
Outros mecanismos de nivelamento também são acionados, como:
– atividades didáticas preventivas e/ou terapêuticas, presenciais ou não,
coordenadas e executadas por professores;
– dedicação para sanar as dificuldades detectadas pelo processo seletivo, em sala
de aula, nas disciplinas do primeiro bimestre do semestre letivo;
– acompanhamento e orientação didática, de modo prioritário, aos alunos
ingressantes com dificuldades de aprendizagem;
– uso de metodologias de aprendizagem ativas, com a redação de relatórios das
atividades desenvolvidas, dando independência e segurança para a comunicação
de pensamentos;
– estímulo aos alunos do primeiro período, ingressantes na FACIS, a participarem
de eventos promovidos pela Instituição que vislumbrem a integração dos alunos e seu desenvolvimento, e
– outros, que os professores acharem interessantes, desde que aprovados pelo
Colegiado de Curso.