Face a Facis

Mais informações sobre a Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo

Dicas da FACIS: Desfralde

O desfralde é um desafio para pais e para as crianças. O segredo do sucesso é observar se seu filho já está preparado neurologicamente para enfrentar essa mudança, e não ter pressa. É importante destacar que cada criança tem seu ritmo, e estudos mostram que quando se tenta adiantar o processo, ele acaba levando mais tempo.

O controle dos esfíncteres é dependente do estágio de desenvolvimento neurológico infantil, e é influenciado por fatores culturais e sociais, envolvendo todos os ambientes que a criança frequenta. Antes de iniciar o processo, converse com os familiares e cuidadores próximos, e também com a escola, para que todos falem a mesma língua.

A partir dos 18 meses de idade, os pais podem começar a observar se a criança está pronta. Nessa idade, começa a etapa do desenvolvimento do controle esfincteriano, o que pode se estender até os 3 anos de idade.

Confira abaixo 10 dicas para o desfralde da criança:

Observe se seu filho está pronto.

Sinais de maturidade neurológica que podem ajudar a decidir se é o momento certo para iniciar o treinamento:

                – A criança já anda, consegue correr um pouco;

                – Consegue ficar sentado na mesma posição por alguns minutos;

                – Consegue levantar e abaixar a calça;

                – Não gosta de ficar com a fralda molhada (com xixi);

                – Faz bastante xixi de cada vez, e fica períodos mais longos com a fralda seca;

                – Entende os sinais físicos de que está com vontade de fazer xixi ou cocô;

                – Entende instruções simples;

                – Faz xixi e cocô em horários mais ou menos previsíveis, avisa que vai fazer;

                – Demonstra curiosidade sobre os hábitos de higiene, gosta de observar os outros irem ao banheiro;

Escolha o equipamento que será utilizado.

Tanto o penico quanto o redutor de assento são recomendados, avalie em qual deles a criança se sente mais confortável.

Ao escolher o penico, deve-se estar atento ao fato de que ele não é um brinquedo, e que a criança não pode andar com ele pela casa. É importante estabelecer limites adequados, mostrando que lugar de fazer xixi e coco é no banheiro e não em qualquer lugar da casa. O penico pode ser mais confortável no início, com mais facilidade para se acomodar.

O redutor de assento faz com que a criança já se acostume que o lugar certo de fazer xixi ou cocô é no banheiro, porém é necessário colocar um apoio para os pés, para que ela não fique ?pendurada?, e também apresentar a descarga, pois o barulho pode assustar.

Demonstre você mesmo.

A criança tem facilidade em aprender por imitação. Deixe que seu filho e filha vejam o pai e a mãe fazerem xixi. Eles vão notar que há diferenças e essa será uma ótima oportunidade para explicar como os meninos e meninas usam o banheiro. No caso de meninos, primeiro ensine a fazer xixi sentado, e só depois, em pé.

Escolha o momento ideal.

O mais indicado é que se inicie o desfralde no calor. Tente iniciar em um período em que os pais estejam com menos compromissos e consigam passar mais tempo em casa.

Opte por roupas fáceis de por e tirar.

Nessa fase, o ideal é colocar roupas que as próprias crianças consigam colocar e tirar. Evite macacões, meias-calças, cintos.

Esteja prevenido.

Os ?acidentes? nessa fase são normais e esperados. Tenha sempre roupas limpas extras, e procure não demonstrar raiva e frustração se escapes ocorrerem. Lembre-se que a criança está aprendendo. Não dê muita atenção para o ocorrido, procure tratar tudo com naturalidade.

Estimule e comemore as conquistas.

No início, é importante sempre perguntar se a criança quer ir ao banheiro. Estipule intervalos, a cada 20 minutos ou meia hora, e a incentive a usar o penico ou o redutor. Comemore se ela pedir para ir ao banheiro a tempo. Os ?prêmios? podem ser utilizados, porém evite doces e balas, opte por adesivos, papéis para colorir, passeios. Alguns livros infantis abordam esse tema, com desenhos e explicações simples para as crianças, e podem ser utilizados.

Deixe a criança brincar sem roupa pela casa.

Aproveite o calor e deixe a criança circular pelada pela casa. No começo, as escapadas de xixi são inevitáveis, e assim você não molha tanta roupa, e a criança não se sente tão mal por ter feito xixi na calça.

Saiba a hora de tirar a fralda noturna.

Primeiro tire a fralda diurna, e após completar essa fase, avalie se a criança está pronta para retirar a fralda noturna. Recomenda-se que a retirada da fralda noturna seja após os 3 anos. Só decida eliminar a fralda da noite quando perceber que seu filho acorda quase sempre com a fralda seca. Até mais ou menos 5 anos de idade, é normal que a criança urine algumas vezes na cama. Evite grandes consumos de líquidos antes da hora de dormir, leve a criança no banheiro antes de deitar, e se necessário, programe-se para acordar durante a noite e levá-la ao banheiro.

Tenha paciência!

Os xixis e cocôs escaparão, isso é fato. Não espere que, de um dia para o outro, seu filho vá ao banheiro sozinho, avise, consiga segurar, quando ele está acostumado a usar a fralda. Seja paciente e persistente. Não volte atrás e coloque a fralda a cada escapada. Mesmo as crianças mais treinadas têm acidentes de vez em quando. Quando isto acontecer, peça que da próxima vez ele avise quando estiver com vontade de ir ao banheiro.

Incentive a criança e apoie suas conquistas. Comemore cada passo alcançado.

Drª. Renata de Castro 
Pediatra e Diretora da FACIS

  • Tags:
Compartilhe

Assine nossa Newsletter