Atenção para essa notícia que vem dos altos técnicos de informática (Vale do Silício EUA, Apple, Google e outros gigantes tecnológicos): seus filhos não usam computadores, tablets, quadros interativos, celulares e os demais prodígios tecnológicos.
Na escola mais importante do Vale do Silício, a Waldort Of Peninsula, as telas como parte do recurso pedagógico só entram a partir do que é nosso curso secundário.
“Se você faz um círculo perfeito com um computador, deixa de existir um ser humano tentando alcançar essa perfeição” – “O que desencadeia o aprendizado é a emoção e são os seres humanos que criam a emoção.”
Enquanto muito se investe na introdução de informática e seus produtos no ensino, quem conhece em profundidades o assunto não deixa seus filhos fazerem uso dela. Pense nisso.
A Organização para Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) mostra um relatório em que, países que investiram muito em computadores, registraram pouca melhora em seus resultados no ensino de leitura, matemática e ciências no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA). As habilidades como a de tomar decisões, desenvolver criatividade e ter capacidade de concentração são muito mais importantes do que bem manipular um computador, e estes inibem o desenvolvimento de habilidades. Os senhores da informática sabem que os ganhos em tecnologia são absolutamente transitórios e condicionam as pessoas que deles ficam dependentes. O tempo de uso de computadores e afins pelas crianças deve ser considerado para que eles não interfiram no crescimento e desenvolvimento.
A Academia Americana de Pediatria em 2016 orientou que:
São ainda recomendações da AAP:
As orientações da AAP são interessantes, mas entendemos que o ideal é a criança não ter nenhum contato com telas até chegar no nível secundário, quando a base do desenvolvimento está completa. Informática e todos os seus derivados vieram para ficar e devem ajudar os serem humanos e não os escravizar como vem ocorrendo. Treine seu filho para isso.
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Redigido por: Dr. Evandro Roberto Baldacci (Livre Docente USP – Coordenador Pedagógico FACIS)