Alerta: Suco de frutas em caixinhas
Foram testados 45 sucos de diferentes marcas nos Estados Unidos avaliando níveis de cádmio, chumbo, mercúrio e arsênico, nos sucos de maçã, mistura de frutas, uva e pêra. O relatório mostrou que em 21 dos sucos havia cádmio, arsênico inorgânico e/ou chumbo. Não foram encontrados níveis de mercúrio.
- Sete dos 21 tinham metais pesados suficientes para potencialmente prejudicar as crianças que bebam tão pouco como 50 ml;
- Dez sucos eram potencialmente perigosos para adultos, sendo 5 com ingestão de somente meia xícara e os outros 5 com mais de uma xícara;
- Os maiores níveis de metais pesados foram encontrados no suco de uva e mistura de frutas;
- Os chamados sucos orgânicos não apresentaram níveis mais baixos de metais pesados do que os não orgânicos.
O Prof. Steven Abrams da Universidade do Texas e co-autor das diretrizes da American Academy of Pediatrics (AAP) sobre Alimentos fala: “Esses sucos não são saudáveis para crianças”. Os metais pesados apontados como presentes nos sucos podem condicionar rebaixamento do QI, problemas comportamentais, diabetes tipo 2 e câncer.
A AAP recomenda sucos de frutas frescas e não dar suco industrializado para menor de 1 ano em hipótese nenhuma Nas demais idades limitar a ingestão desses sucos em no máximo meia xícara por dia.
A par de metais pesados, os produtos industrializados de modo geral , tem outros contaminantes que trazem malefícios para a saúde. Eles devem ser evitados por todos e proibidos para crianças.
Fonte: Consumer Report, 2018. Medscape
Resumo: Dr. Evandro Roberto Baldacci (Coordenador Pedagógico da FACIS).