Face a Facis

Mais informações sobre a Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo

Conheça as 5 principais áreas para o profissional da Biologia.

Se perguntarmos para alguém sobre o que ela sabe das áreas de atuação do profissional de Biologia, muito provavelmente ela vai responder duas áreas: Educação e Meio ambiente. Isso é verdade! Pois os biólogos têm em comum duas coisas: gostam de aprender e prezam por qualidade de vida.

Mas você não deve pensar que atuar na Educação é ser somente professor, ou que Meio ambiente é abraçar árvores ou animais por aí. Somente essas duas áreas contemplam possibilidades de atuação gigantescas!

  • Meio ambiente não é uma atividade que se restringe na proteção ou estudo dos locais já preservados, pois um meio ambiente em equilíbrio equivale a qualidade de vida. Meio ambiente não é somente as florestas, campos, oceanos e rios que temos muito no Brasil, mas também as nossas casas, empresas, cidades e etc., portanto, atuar no meio ambiente é possível e necessário no meio urbano, realizando a remediação e recuperação de ambientes contaminados. O biólogo realiza Estudos de Impacto Ambiental, por exemplo, que servem para verificar problemas ambientais possíveis de acontecer devido às atividades humanas, propondo ações que diminuam impactos negativos ou aumentem os impactos positivos dessas atividades. Outra atuação no meio ambiente muito requisitada é o tratamento, controle e monitoramento dos recursos naturais que utilizamos, como água e alimentos.
  • Alimentos tem relação direta com as outras três áreas que o biólogo atua: Saúde, Biotecnologia e Produção. A produção de alimentos é auxiliada pela participação direta do biólogo ao realizar a busca por novos tipos de variedades de alimentos, através da bioprospecção e engenharia genética, quanto no controle de pragas e vetores que afetam a produção de alimentos. Não podemos esquecer que a produção a que me refiro é aquela relacionada à vida. Por isso, a produção de remédios, plantas ornamentais e de outros organismos em que o ser humano tenha algum interesse de produzir, tem relação direta com a atuação profissional do biólogo.
  • Dentre esses organismos de interesse humano, destaco microorganismos que fazem a fermentação, conhecidos como leveduras. As leveduras são responsáveis pela produção de biocombustíveis, que movem os nossos carros, produzem energia de maneira mais limpa que os combustíveis fósseis, além de produzir vinho, cerveja, queijos e iogurtes.
  • Aumentar a produtividade é um dos papéis da Biotecnologia, pois a biotecnologia é conjunto de instrumentos, métodos e técnicas que visam a resolução de problemas relacionados a organismos (não esqueça, bio = vida). Portanto, o biólogo atua no desenvolvimento, controle e comercialização de equipamentos e materiais de laboratórios, além na produção de células, tecidos, órgãos e organismos, por exemplo.
  • Não podemos esquecer a área da Saúde, onde atua desde a saúde pública, com vigilância sanitária, epidemiológica ou ambiental, assim como em uma escala mais individual, atuando em análises, processos e pesquisas de bancos de órgãos, tecidos e sangue, ou Desenvolvimento, Produção, Comercialização e Gestão de qualidade de Materiais, Equipamentos e Kits Biológicos.

Ou seja, as áreas de atuação do biólogo não se restringem somente às duas áreas que as pessoas pensam imediatamente (Educação e Meio Ambiente), mas também nas áreas da Saúde, Biotecnologia e Produção. Essas cinco áreas são altamente relacionadas e conectadas, e o olhar do biólogo, um profissional versátil e eclético, é necessário e obrigatório para o desenvolvimento humano.

Compartilhe

Assine nossa Newsletter