Nessa época o sol incide com mais intensidade sobre a Terra, e automaticamente sobre a sua pele. Você pode achar que o sol que “toma” hoje não irá lhe causar nenhum mal, mas de forma cumulativa pode provocar um câncer de pele, depois de muitos anos. Portanto a proteção não é pelos efeitos imediatos, mas pelas consequências tardias.
Cuidados básicos para a sua proteção: Filtro solar.
Deve-se intensificar o uso do filtro solar. Ele deve ser aplicado não só nos momentos de lazer, mas na rotina do dia a dia. Os produtos a serem usados devem proteger para os raios UVA (indicado por PPD nos frascos) e contra os UVB (indicado pelo FPS: fator de proteção solar). Os filtros protegem a sua pele evitando os danos a curto e longo prazo. Se com o filtro sendo usado sua pele fica vermelha aumente o FPS e/ou encurte o tempo entre as aplicações (deve ser de aproximadamente 2 horas) e aplicado esperar 20 a 30 minutos para acontecer a absorção pela pele para se expor ao sol.
Todos os protetores têm indicação de proteção para raios UVB dado FPS que deve ser maior do que 15 e idealmente 30 ou mais. A proteção dos raios UVA está indicado pelo PPD (persistent pigment darkening) que deve ser maior de 12 ou mais no rótulo.
Os filtros solares podem ser químicos ou físicos. Existem diferentes tipos: • Hipoalergênico: utiliza substâncias que geralmente não provocam alergias. Geralmente são filtros “PABA Free”, ou livres de PABA.
Lembrar sempre que o uso de protetor solar para crianças menores de 6 meses deve ser feito somente por orientação médica. Porém, O FDA (Food and Drug Administration – Órgão regulatório americano) não recomenda o uso de protetores solares, abaixo de 6 meses de idade, devido a sua maior absorção através da pele nessa faixa etária, e também pela possível dificuldade de ser eliminado pela imaturidade de seu sistema excretor. Para crianças entre 6 meses e 2 aos, escolha um protetor solar composto por filtros físicos (vem descrito na embalagem), pois é mais seguro para esta faixa etária.
Acima de 2 anos, o protetor solar indicado ao público infantil leva em consideração as características da pele da criança. O FPS indicado para a criança é sempre acima de 50 para uma proteção segura. Fique atento com cicatrizes ou outras lesões de pele protegendo-os com filtro físico.
Roupas e acessórios.
Além dos filtros usar roupas e chapes a base de algodão que bloqueiam parcialmente as radiações UV. Cuidado com a qualidade do seu guarda sol que deve oferecer proteção UV. Os tecidos à sintéticos de forma geral protegem muito pouco. Procure não se expor ao sol entre 10 e 16 horas. Use óculos escuros com proteção UV.
Cuidados diários:
Esse conjunto de recomendações são essenciais para evitar os riscos do sol no verão.
Fonte: Dr. Evandro Roberto Baldacci (Livre Docente da USP e Coordenador Pedagógico da FACIS).