TRANSTORNO EM RELAÇÃO À IMAGEM CORPORAL
O transtorno que pode levar à depressão, na medida em que o paciente tem uma imagem distorcida do seu eu corporal que é visto de forma depreciada, criando situações de tensão interna e insatisfação constante.
O indivíduo enfatiza pequenos defeitos na maioria das vezes, imperceptíveis para as outras pessoas. Essa ênfase ao defeito que imagina que têm, leva-o à insatisfação com seu próprio corpo, muitas vezes criando, inclusive, dificuldade de relacionamentos por insegurança e pela insatisfação que o indivíduo com a sua imagem corporal. Vê a insatisfação que sente e a projeta no outro, imaginando que também o outro enfatisará o pseudo defeito, impedindo que as relações sejam seguras e satisfatórias. O indivíduo se critica e sente-se permanetemente avaliado negativamente.
Os transtornos de imagem são: Bulimia, Anorexia e Vigorexia.
Bulimia é o transtorno em que o indivíduo alimenta-se, às vezes compulsivamente, e como compensação, utiliza-se do vômito, na maioria das vezes induzido para esvaziar-se daquilo que o incomoda, o alimento, sobre o qual o paciente coloca toda a culpa da sua insatisfação com a imagem corporal.
Anorexia caracteriza-se pela negação do paciente de alimentar-se, porque a imagem que tem de si mesmo está tão alterada e seu nível de insatisfação é tão grande com o seu próprio corpo, que ele se nega a nutri-lo. A falta de nutrição sistemática, sem dúvida, trará um transtorno corporal, porque o indivíduo estará com uma alteração de peso que o debilita.
Vigorexia é excesso da prática de exercícios físicos que delimitam e enrigecem excessivamente a musculatura de todo o corpo, produzindo com a obsessividade do exercício físico, levando de fato, à uma alteração em função da proiminência e enrigecimento muscular observado em todo corpo.
Atualmente fala-se também do metrosexual que seria um indivíduo preocupado com os cuidados excessivos com sua imagem corporal. Podemos incluir aqui também, um outro tipo abordado que é o spornsexual, que é o indivíduo que vive do culto ao corpo; um paciente com características narcísicas.
Dra. Lourdes de Paula Gomes, diretora da FACIS, é Psicóloga e especialista em Psicologia Clínica, Ludoterapia e Psicodrama Pedagógico pela USP.