Face a Facis

Mais informações sobre a Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo

Novembro Azul alerta para a importância do diagnóstico

Passado o Outubro Rosa, dedicado a chamar a atenção para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, o mês de novembro assume a cor azul com o objetivo de alertar os homens a cuidarem da saúde e, principalmente, conscientizá-los da necessidade da realização do exame de rotina para a prevenção e detecção precoce do câncer de próstata.
O mês foi escolhido porque 17 foi definido pela OMS como o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. O INCA – Instituto Nacional do Câncer – estima que a cada ano surjam mais de 60 mil casos dessa neoplasia no Brasil. Sabe-se que o câncer de próstata é o sexto tipo de câncer mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens.
Exames periódicos, além do teste de PSA, auxiliam na detecção precoce da doença, o que eleva de maneira expressiva as chances de cura e redução dos riscos de mortalidade.
  • Tags: