O que é um resfriado comum?
O resfriado comum é uma doença por vírus que compromete as vias aéreas superiores causada freqüentemente por um vírus chamado Rhinovirus. Ela é autolimitada, ou seja, decorrido um tempo de 12 a 14 dias para crianças com menos de 6 anos e de 5 a 7 dias em maiores, ela desaparece com ou sem medicação. O período de sintomas mais intensos é de 2 a 3 dias com febre moderada, dor de cabeça, congestão nasal, coriza, tosse, espirros e dor de garganta*. Decorrido esse período a melhora se faz. Persistindo tosse, congestão nasal, coriza espessa e purulenta, piora da tosse e febre, é necessário pensar que uma complicação como pneumonia, sinusite, otite e doenças específicas como coqueluche estejam presente. É necessária a busca de avaliação médica.

O que fazer no resfriado comum?
Não existe tratamento ou droga antiviral para resfriado comum. É de suma importância que sejam levados em consideração os seguintes pontos:
- Manter adequada hidratação: quando acontece uma desidratação mesmo leve a secreção das vias aéreas fica mais espessa e viscosa, dificultando sua remoção.
- Ingestão de líquidos quentes: a ingestão de líquidos quentes provoca uma resposta de mucosa respiratória aumentando o fluxo do muco nasal e de eliminação das secreções. (Afirmação com base científica).
- Soluções salinas tópicas: o uso de soluções salinas nasais pode ser benéfico e de baixo risco para determinar efeitos adversos. O uso das soluções salinas provoca a remoção temporária das secreções, melhora a eficácia dos batimentos ciliares para saída de muco e faz um vaso constrição leve diminuindo a congestão. (Afirmação com base científica).
- Umidificação do ar: por inalador ou vaporizador, a umidificação do ar é crítica e absolutamente necessária quando da baixa da umidade relativa do ar (menor de 30 a 40); afora essa situação não existe consenso de que se já útil; as inalações ou nebulizações à quente são contraindicadas por todas as sociedades.**
- Uso de medicações: anti-histamínicos, descongestionantes, antitussígenos, expectorantes, mucolíticos e antitérmicos/antipiréticos resfriado comum: Para crianças até 12 anos usar somente os antitérmicos/antipiréticos, em maiores de 12 anos o uso de descongestionantes pode aliviar os sintomas nasais.
Importante: essas medicações têm efeito tóxico e representam risco; lembrar que diferentes componentes estão presentes nas formulações para resfriado comum e usadas de forma inadequada podem levar a intoxicações graves (ex.: paracetamol no xarope e como antitérmico).
Terapia de alívio
- Desconforto pela febre: usar antitérmico/analgésicos.
- Primeira linha de tratamento para reduzir sintomas: uso das gotas nasais salinas ou irrigação seguida de aspiração nasal/inalação com névoa fria. Quando essas medidas não são muito eficazes é recomendado:
- Em menores de 6 anos: intensificas as ações da primeira linha; em maior de 5 anos pode-se aplicar a solução de ipratropium com indicação médica; o mesmo procedimento para crianças com 6 a 12 anos aumentando para 4 x o uso da solução nasal de Ipratropium; nos maiores de 12 anos pode-se usar a mais um descongestionante.
- Tosse: sintoma que causa dificuldades para a criança nas atividades e no sono e favorece a disseminação do vírus nos ambientes; uso de mel para tosse, na quantidade de 2,5 a 5 ml 2 a 3 x/dia, provou ser útil em trabalhos científicos, pelo menos reduzindo a intensidade da tosse; lembrar que mel não pode ser dado para menores de 1 ano pelo risco de botulismo; é absolutamente contraindicado o uso de xaropes com antitussígenos como destrometorfan e difenidramina.
- Dor de garganta deve ser controlada com analgésicos (não usar anti-inflamatórios pelo risco das complicações alérgicas e gastro intestinais).
Medicações contra-indiciadas
- Não use no resfriado comum Antibióticos, glicocorticóides nasais, antitussígenos, expectorantes e mucolíticos, bronco dilatador, vapores aromáticos.
- Vitamina C e Zinco não têm indicação de uso na rotina
- Não usar preparados com: Echiniacea purpurica ou Pelargonium sidoide pela ineficácia mostrada em trabalhos científicos.
O resfriado comum é uma doença auto limitada, com sintomas leves e o tratamento é basicamente o de aliviar sintomas, amolecendo as secreções, controlando a febre e hidratando a criança.
Notas:
* A dor de garganta está presente em muitas infecções por vírus e, portanto, não significa que seja uma amigdalite bacteriana que necessite antibiótico.
** O uso de ar morno e umidificador produzido pelos chuveiros em banheiros podem pode ser utilizado por um espaço de tempo curto de 20 a 30 minutos, favorecendo a descarga de secreção das vias aéreas.
Dr. Evandro Roberto Baldacci (Livre Docente USP)