Face a Facis

Mais informações sobre a Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo

Outubro Rosa: Câncer de Mama

Atividade física, sobrepeso/obesidade e ingestão de bebida alcoólica favorecem em muito o câncer de mama.

O câncer de mama não tem uma causa única. Fatores como idade, endócrinos, história reprodutiva, fatores genéticos/hereditários e comportamentais/ambientais estão associados ao câncer de mama. Com relação especificamente aos últimos, quero deixar destacado a ingestão de bebida alcoólica e o estilo de vida com nenhuma ou limitada atividade física e um perfil alimentar pró inflamatório,levando ao sobre peso e obesidade, como fatores com evidências fortes de associação com o câncer de mama. O tabagismo é hoje reconhecido pela International Agency for Research on Cancer (IARC) como um agente carcinogênico com limitada evidência de aumento de risco do câncer de mama.

A evidência epidemiológica clara dessas observações é a que mostra a baixa incidência no passado do câncer de mama na mulher chinesa em relação à mulher americana. Em paralelo a mulher chinesa passando a viver nos EUA ,em 8 a 10 anos , passa a ter o mesmo risco da mulher americana.O que mudou foi só o estilo de vida Em paralelo, as mudanças na China com a industrialização, criaram condições ambientais e de comportamento que aumentaram muito a ocorrência de câncer de mama por lá.

A maior parte dos fatores de risco apresentados são evitáveis e toda doença evitável que aconteça é lamentável e de gravidade muito maior. Uma dieta adequada como a do mediterrâneo, com um controle de peso, a ingestão moderada de bebidas alcoólicas e não fumar, são a receita simples para reduzir em muito o risco do câncer de mama.

Cuidem-se e reflitam nesse mês de outubro rosa sobre como evitar o câncer de mama . O auto exame e outros recursos para o diagnóstico precoce do câncer de mama são essenciais , mas é muito importante evitar que ele chegue.

 

Dr. Evandro Roberto Baldacci.

Nutrients 2019 AGO, 11 (8):/871

Cancer Causes of Control (2019) pp 1-18

Inca 08/04/2019

Compartilhe

Assine nossa Newsletter