Face a Facis

Mais informações sobre a Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo

Padrão Normal do sono do recém nascido ao adolescente

O padrão normal do sono vai variando com as idades e é importante conhecê-lo para saber o que é normal. Ele varia significativamente do período de recém-nascido para o de adolescente.
No recém nascido se tem um padrão de sono chamado ultradiano que não respeita o ciclo dia/noite. São 3 a 4 horas de sono contínuas intercaladas por aproximadamente 1 hora de despertar. No fim do 1º mês de vida começa a haver algum sinal de ciclo circadiano (respeita a variação dia/noite) com um aumento nos períodos de sono a noite.
É sempre bom lembrar que o que se considera normal admite uma variação para mais ou menos, ainda assim sendo normal.
A partir do 3º mês de vida acontecem mudanças na arquitetura do sono. Nessa idade, o período de sono mais longo é em torno de 3 ½ horas para com 6 meses de vida ser de 6 horas. A noite é dividida em dois períodos contínuos com um episódio de despertar. Durante o dia a criança fica acordada por tempo longo mas interrompido por poucos curtos períodos de sono.
Com 9 ? 10 meses a criança dorme 9 a 10 horas por noite com interrupções e durante o dia 2 -3 horas em duas sestas.
Com um ano o sono noturno passa a ser contínuo e a criança ainda mantém no dia 2 a 3 horas de sono na forma de sestas.
Na faixa de 2 a 3 anos continua o sono noturno prolongado com um ou dois períodos diurnos de sono curto.
Com 3 anos os períodos de sono diurno passam a ser de 1 por dia e geralmente a tarde.
No período noturno o sono alterna períodos de estágio REM*, com movimentos oculares, com períodos no estágio NREM, um sono quieto com ausência de movimentos oculares. É claro que não deve-se esperar um sono contínuo e estabilizado. Breves períodos de despertar rápido com volta imediata para o sono REM como o do adulto representam 25% do total.
A partir dos 5 anos o sono está consolidado e não deve acontecer despertares e sestas diurnas. Dessa idade para frente o total de horas de sono diminui.
Na pré adolescência  o total de horas de sono noturno deve ser próximo à 9 horas. Com 14 a 16 espera-se 7 horas de sono (8,6 e 6,4respectivamente), com menos horas nos dias com aulas e mais nos fins de semana.
Esse perfil desenhado é útil para em uma avaliação quantitativa de sono.
Nota: No próximo informe falaremos sobre causas de insônia na criança.
Sono REM: representa 25% do tempo de sono, com intensa atividade cerebral, como quando acordado e quando acontecem os sonhos mais de ordem emocional.
Sono NREM: ocupa 75% do tempo do nosso sono e da início ao adormecer com a sonolência; tem períodos de despertar fácil e sonhos relacionados aos acontecimentos vividos mais recentemente e de forma integrada.

Prof. Dr. Evandro R. Baldacci

  • Tags:
Compartilhe

Assine nossa Newsletter