Face a Facis

Mais informações sobre a Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo

Indicações da Acupuntura: Dores Muscoesqueléticas

No Brasil, e em todo o mundo, inclusive na China, a Acupuntura tem sido uma ferramenta importante e cada vez mais usada no tratamento da dor muscoesquelética. Especialmente nas condições crônicas, em que os próprios pacientes buscam uma terapêutica menos farmacológica.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Acupuntura apresenta eficácia no tratamento da lombalgia crônica, cervicalgia crônica, osteoartrite de joelhos, periartralgia dos ombros, epicondilite lateral e dor pós-operatória.

No Centro de Acupuntura do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, por exemplo, mais de 90% dos atendimentos estão concentrados nas dores crônicas da cintura pélvica (lombalgias, lombociatalgias, síndrome de piriforme, tendinite do glúteo médio), escapular (cervicalgias, cervicobraquialgias, tendinites do ombro, capsulite adesiva) e articulações de carga (osteoartrite de quadril e joelho, e fascite plantar).

Em algumas situações, sujos sintomas são mais agudos e/ou intensos, pode-se oferecer o tratamento com frequência maior, sempre após a realização de um diagnóstico preciso, afastando, assim, as chamadas “bandeiras vermelhas” (red flags). De modo geral, é importante o afastamento de doenças infecciosas, isquêmicas, traumáticas e oncológicas que necessitem de tratamento específico.

Os mecanismos envolvidos na analgesia pela Acupuntura ainda não estão totalmente esclarecidos, mas sabemos que seu estímulo tem efeito neuromodulatório ao nível do corno posterior da medula espinhal (CPME), bem como em diversas áreas do Sistema Nervoso Central (SNC), como o córtex frontal e o sistema límbico, ativando o mecanismo supressor da dor.

Outro provável mecanismo envolvido na diminuição da dor é a inativação de pontos-gatilhos (mio-fasciais) ou Trigger Points (TrP), característica da Síndrome Dolorosa Miofascial (SDM), e que estão presentes na grande maioria dos casos de dor ortopédica, sejam elas agudas ou crônicas, sendo responsável muitas vezes pela perpetuação da dor. Frente a esse fato, usa-se a Acupuntura para duas finalidades:

1. Auxílio no diagnóstico diferencial, nas cervicobraquialgias ou lombociatalgias, nas quais, algumas vezes, o padrão de dor irradiada de um Trigger Point (TrP) pode mimetizar uma radiculopatia.
2. Complemento ao tratamento conservador, tendo em vista a alta eficácia no tratamento da dor, possibilitando uma reabilitação mais rápida e eficiente dos pacientes.

 

 

Fonte: Revista Ser Médico – Por André Wan Wen Tsai.

(Médico Ortopedista e Acupunturista, presidente do Colégio Médio de Acupuntura de São Paulo, ex-presidente da Comissão de Dor da SBOT e vice-supervisor do Programa de Residência Médica em Acupuntura do Hospital das Clínicas da FMUSP).

 

A Facis oferece não apenas o curso de pós-graduação com especialização em Acupuntura, mas também mantém o ambulatório para atendimento ao público externo.

O atendimento do Ambulatório de Acupuntura acontece às terças-feiras às 10h30 com Prof. Rojas. Às 15h00 com o Prof. João e às 19h00 – Prof. João e Prof. Fischer. Já as quartas-feiras às 15h30  com o Prof. Rojas. É cobrado o valor simbólico de R$30,00 por sessão/ atendimento (pagamento em dinheiro).

Mais informações: (11)5085-3141

Compartilhe

Assine nossa Newsletter