Quando fazer a mamografia?
Há consenso de que a mamografia é um exame que ajuda na detecção precoce do câncer de mama. A partir de que idade deve entrar nos exames de rotina das mulheres e com qual periodicidade são, entretanto, pontos que ainda geram polêmica no meio médico. Após uma revisão de estudos e consulta pública, a respeitada organização US Preventive Service Task Force, dos Estados Unidos, concluiu ? e recomendou ? que a mamografia deve ser feita rotineiramente a cada dois anos, entre os 50 e 74 anos de idade.
De acordo com essa organização, que influencia o comportamento clínico em todo o mundo, nessa faixa etária o risco de câncer é maior e o exame consegue visualizar melhor eventuais alterações em mamas de mulheres mais velhas, que possuem mais gordura e menos tecido glandular.
Essa recomendação difere à que foi feita por outra respeitada entidade, a Sociedade Americana de Câncer, que recentemente indicou como rotina a realização de mamografias anuais em mulheres entre 45 e 54 anos e, a partir dessa idade, a cada dois anos. Diante das diferenças de critérios e recomendações, vale sempre a recomendação do médico, que certamente conhece essas diretrizes e, mais do que isso, sabe identificar o que é melhor para sua paciente a partir das particularidades e histórico familiar.