Face a Facis

Mais informações sobre a Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo

Quem faz o Câncer de Próstata é o Estrógeno e não a Testosterona!

Ao contrário do que já chegou a ser alegado no passado, o câncer de próstata não é causado pela Testosterona, mas sim pelo estradiol (estrógeno) – o mesmo causador do câncer de mama.
A presença de um hormônio tipicamente feminino (estrógeno) em homens deve-se, principalmente: à ação dos xenoestrógenos (hormônios ambientais tóxicos, nocivos, presentes no ar, água doméstica e nos alimentos), também da enzima aromatase, que no âmbito intracelular é capaz de converter testosterona em estradiol; além da ação dos genes bcl.2 (cancerígeno) e p53 (anticarcinogênico) ? no câncer de próstata, de acordo com estudos, os hormônios femininos são capazes de ativar tais genes.
 
Prevenção do Câncer de Próstata
Com o passar dos anos na vida do homem, a tendência é uma diminuição nos níveis de produção de Testosterona e Progesterona. Nessas ocasiões, a enzima denominada 5-alfa-redutase converte parte da Testosterona restante em dihitrotestosterona, DHT, que é incapaz de remover as células cancerosas da próstata.
O hormônio estradiol (estrógeno) também estimula o crescimento da próstata (hiperplasia benigna), que pode degenerar em câncer. A Progesterona inibe a ação desta enzima (5-alfa-redutase) e impede, assim, a conversão da testosterona em DHT.
Mas de onde vem tanto estradiol?
Uma pergunta que poderia surgir a esta altura seria: Se o câncer da próstata é na realidade causado pelo estradiol, de onde vem todo esse hormônio, especialmente considerando-se que ele é tipicamente feminino?
Em primeiro lugar, o homem moderno (e as mulheres e crianças) estão expostos a muitos tipos de xenoestrógenos, substâncias que apresentam uma estrutura molecular semelhante a dos estrógenos e são, portanto, aceitas pelos receptores das células como se fossem hormônios naturais. Esses xenoestrógenos estão em toda a parte e são também produzidos em determinadas circunstâncias (tomar café ou qualquer líquido quente num copo plástico, por exemplo), sendo originados nos derivados da indústria petroquímica.
Além disso, estamos todos constantemente ingerindo água contendo estrógenos, lançados nos esgotos (que vão para os rios) através da urina das mulheres que usam anticoncepcionais. Lembre-se que o processo utilizado para tratar a água visa filtrar, controlar o pH e eliminar microrganismos indesejáveis, mas não contempla a detecção nem a eliminação de hormônios….
Aliás, a proliferação desses “imitadores de hormônios” via produtos petroquímicos, mais os hor-mônios sintéticos utilizados nos anticoncepcionais e lançados nos sistemas de esgoto, também seriam a causa de alterações nos corpos das meninas (e meninos, segundo alguns), causando também uma maturação cada vez mais precoce — em algumas populações a menarca (primeira menstruação) já ocorre aos 9 e até aos 8 anos de idade!
Outro aspecto ainda a considerar são os níveis da enzima aromatase, que varia de uma pessoa para outra. Essa enzima é responsável pela conversão da testosterona em estradiol, no âmbito intracelular. Assim, diferentes homens (e mulheres) podem apresentar diferentes níveis de estradiol no organismo.
A aromatase é uma  enzima que trabalha ao lado de NADPH (fosfato do dinucleotide de adenina de nicotinamida) para converter os hormônios ou os andrógenos masculinos em hormônios estrogénicos. Especificamente, o androstenedione e a testosterona são convertidos em Estrona e  Estradiol. Os inibidores de Aromatase impedem a formação de hormonios estrogénicos e reduzem assim o crescimento dependente do hormonio estrogénico ao seu receptor para CA.
 
Progesterona natural – uma nova esperança
Portanto, agora ficou mais fácil entender porque seria recomendável utilizar um creme com progesterona natural para tratar o câncer, inclusive o da próstata, em cuja estrutura a ação do estradiol é mais forte. Também fica claro que a progesterona é um bom tratamento para as espinhas (acne – no homem e na mulher) e para a calvície (alopecia – no homem e na mulher) e o excesso de pêlos (hirsutismo – na mulher), uma vez que esse hormônio é mais eficiente no controle da enzima 5-alfa-redutase, que transforma testosterona em DHT (tido como principal causador desses males).
A progesterona não altera a masculinidade do homem?
Não. Tanto no homem quanto na mulher, os hormônios sexuais (esteróides) são produzidos a partir do colesterol. Veja o diagrama abaixo, elaborado pelo médico John R. Lee:
Seqüência básica dos hormônios esteróides no ovário, testículos e supra-renais

 
Portanto, como a progesterona é uma espécie de “mãe” dos demais hormônios esteróides, ela dá origem a hormônios masculinos e femininos, que estão presentes tanto no homem quanto na mulher. O equilíbrio das quantidades é feito por um complexo sistema de glândulas e o próprio organismo regula as variações.
Para a MTC:
Existe também uma co-relação positiva entre a saúde dos rins e do fígado e a atividade do hormônio sexual masculino. Torna-se evidentemente claro que os níveis de testosterona livre caem quando o fígado está carregado com toxinas. Estas, por sua vez, promovem um processo que desativa a testosterona livre por meio da sua ligação com as chamadas globulinas ligantes do hormônio sexual (SHBG). Além disto, a toxicidade aumenta os nossos níveis de estrogênio e cortisol, o que também acelera o envelhecimento e o estresse
Figado e Rins são os órgãos relacionados com a Aromatase ( F) e os hormônios (R), sendo o ciclo do homem contado de 8 em 8 anos aos 64 anos  o risco de Câncer de próstata  é maior devendo o tratamento preventivo  iniciar  no quinto ciclo de 8 ou seja aos 40 anos.
Alimentos tais como couve, agrião, couve-de-bruxelas, repolho, couve-flor, nabo e brócolis, todos conhecidos como vegetais crucíferos, têm a capacidade de promover uma limpeza hepática, ?varrendo?, com isto, certas toxinas do nosso organismo. Tudo isto graças à presença de enxofre e glicosinolatos. Estes últimos, por sua vez, previnem também o câncer de próstata, segundo estudos feitos pelo pesquisador Richard B. Hayes, do Instituto Nacional do Câncer nos EUA. O consumo destes vegetais, com isto, é uma estratégia eficiente para manter sua saúde hepática em dia.
Como Orienta a MTC:
Uma alimentação rica em 3 Indol Carbinol parece ser importante, alimentos que contem 3 indol carbinol que tem ação anti-estrogenica:
Sessões de Acupuntura uma vez por semana , com pontos específicos também são indicados.
Então Novembro Azul não é o único mês para dar atenção a sua próstata, mais sim o ano todo, cuidando do seu fígado e seus rins, o Novembro Azul é o  mês que voce deve eleger para checar sua próstata com controle de seu PSA, Ultra-som de abdome total, Ultra-som de próstata transretal, exame de toque e mais a bioquímica geral feita com exames de sangue pertinente ao seu quadro clinico.
Bom Novembro a todos!!!!!
Prof. Claudio S. Lopes  – Currículo Lattes.
Coordenador do curso de Pós Graduação em Acupuntura da FACIS

Traditional Chinese Medicine – DMO
Lc. Acupuncture 0737134- 95

Formação e Especialização em Medicina Tradicional Chinesa pela Universidade de Havana – Cuba; Pós- Graduado em Acupuntura – Unaerp; Especializado em Clínica Médica Chinesa, Ortopedia Tradicional Chinesa, Ginecologia Tradicional Chinesa, Terapia Manual Chinesa, Fitoterapia Tradicional Chinesa, Microsistemas chineses e em Clinica de Dor; Membro da Sociedade Brasileira para Estudo da Dor; Autor do Atlas de Acupuntura Tradicional Chinesa, Atlas Cabeça Pescoço para Acupuntura e Mapas Auriculares.

Dr. Cláudio Lopes
  • Tags:
Compartilhe

Assine nossa Newsletter