O Centro de Ensino Superior de Homeopatia IBEHE-EIRELE, mantenedora da Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo- FACIS é fruto da evolução do trabalho de um grupo de profissionais de notória experiência na área de saúde, que tinham em comum, ideias relativas à educação, saúde e meio ambiente, através de convênios com Instituições renomadas de Ensino como: a Universidade de Ribeirão Preto- UNAERP-FAEPE, e a Universidade Estadual do Rio de Janeiro- UERJ- NUSEG.
Em 26 de Janeiro de 1991 inicia seu curso de Pós-graduação Lato senso em Homeopatia, onde a necessidade de atender aos alunos não só no quesito da bibliografia básica e complementar indicada pelo plano pedagógico do curso de Homeopatia acabou concretizando a criação da Biblioteca Benoit Mure.
Entendendo que uma Instituição de Ensino não pode limitar-se apenas a sua área de atuação, mas que antes disso, tem um papel de informar. O acervo que antes era direcionado para o ensino e pesquisa da Homeopatia ampliou-se abrangendo as áreas de filosofia, psicologia, fitoterapia e metodologia cientifica.
A partir de 1993, os cursos de Pós-graduação lato senso em Psicologia Junguiana, Psicossomática e Acupuntura foram criados e exigiram uma ampliação maior, diversificando o acervo, no que já atendida pela direção da IES.
A Biblioteca Universitária Benoit Mure é vinculada à FACIS- Faculdade de Ciências da Saúde, tendo como missão “Desenvolver e colocar a disposição da Comunidade Acadêmica (docentes, discentes, parceiros e funcionários da FACIS) e comunidade em geral, um acervo bibliográfico em constante atualização, e serviços que atendam as necessidades das informações científicas, tecnológicas e culturais promovendo a formação do cidadão comprometido com a sociedade”.
O Sistema Sophia gerencia o acervo, cadastro de usuário, empréstimos e aquisição bibliográfica. O acervo está catalogado seguindo padrões internacionais (AACR2, MARC) com classificação bibliográfica através da Classificação Decimal Dewey (CDD), os espaços estão cobertos por sistema de vigilância eletrônica e devidamente sinalizados.
A equipe da Biblioteca é formada pelas bibliotecárias Maria Betânia Santos Lima Ekhator e Cristina de Carvalho, ambas com a formação de Bacharel em Biblioteconomia, e inscritas no Conselho Regional de Biblioteconomia.
A biblioteca possui 55,72m² e comporta as áreas de administração e processamento técnico para elaboração e desenvolvimento de projetos, programas e relatórios, de atendimento, área de armazenamento do acervo, e circulação. Oferece espaço para estudo individual e em grupo.
Horário de funcionamento:
2ª à 6ª feira das 10 às 21h.
Sábados das 9 às 14h.
A consulta ao acervo está disponível para alunos, professores e colaboradores da FACIS e ao público em geral.
Acesse aqui a biblioteca online da Facis.
O empréstimo domiciliar é facultado a alunos, professores e colaboradores da FACIS inscritos na Biblioteca.
É um serviço que garante a comodidade da renovação das obras emprestadas via internet acessando o Sistema Sophia.
Serviço que permite a reserva de material que está emprestado.
Realização do Empréstimo entre Bibliotecas. É a solicitação, por empréstimo, de material bibliográfico que não consta no acervo da nossa Biblioteca com outras Instituições. Esse serviço é disponibilizado a todos os inscritos na Biblioteca.
Por meio deste serviço é possível a obtenção de cópias de documentos técnico-científicos disponibilizados em acervos das principais bibliotecas brasileiras e também em serviços de informação internacionais. Dentre os documentos que são possíveis de ter acesso, destacam-se periódicos técnico-científicos, teses, dissertações, anais de congressos, respeitando é claro, a Lei dos Direitos Autorais.
Para participar do COMUT, o usuário deve cadastrar-se no Programa via internet, adquirir Bônus COMUT e preencher formulário de solicitação. Fale coma Biblioteca!
Orientação de normas para elaboração de Trabalhos Acadêmicos. (Template de Normalização).
De acordo com a Lei n. º 9.610 de 19/02/98 sobre Direitos autorais é expressamente proibida e passível de penalidade a reprodução parcial ou integral de obras literárias integrais.
Os usuários da Biblioteca têm direito ao acesso gratuito à Internet/wireless, sendo ilimitado enquanto estiver nas dependências da biblioteca. O acesso à Internet/Wireless é de uso exclusivo para pesquisa.
Faça uso responsável da biblioteca, conheça algumas dicas:
Seguindo estes cuidados preventivos você estará contribuindo para prolongar a vida útil do acervo da Biblioteca, preservando, assim, não só a informação, como também, a estrutura física das obras.
A Visita Orientada tem como objetivo apresentar as instalações da Biblioteca Benoit Mure aos alunos e calouros, novos professores e visitantes, e também os serviços e recursos disponibilizados. Deve ser agendado na Biblioteca.