Face a Facis

Mais informações sobre a Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo

Surto de Microcefalia no Brasil

Você sabe que o país está passando por uma epidemia de microcefalia? Mais um sofrimento para o povo brasileiro. Você sabe o que é microcefalia?
É o desenvolvimento de uma cabeça pequena que acontece porque o cérebro não consegue crescer de forma normal. O crescimento da cabeça depende do crescimento do cérebro, que acontece na vida dentro do útero e ao longo dos dois primeiros anos de vida.
As situações que afetam o crescimento da massa cerebral acabam determinando o crescimento do crânio.
Existem diversas causas para esse problema:
1) Doenças genéticas como Síndrome de Dow (Mongolismo), Síndrome do “grito” do gato (na qual o recém-nascido emite continuamente sons como um “grito de gato”) e outras.
2) Outros problemas: a) fenilcetonuria materna não controlada, b) intoxicação com metilmercúrio (muito usado em mineração de ouro, etc) c) rubéola congênita, d) toxoplasmose congênita, e) infecção pelo citomegalovirus, f) uso na gestação de bebidas alcoólicas e o anticonvulsivante fenitoina.
O diagnóstico de microcefalia é feito quase sempre na maternidade, no exame da rotina. A medida da cabeça da criança é importante nos primeiros 18 meses de vida. É uma medida rápida, com a fita métrica.
No exame de seu filho peça, se não for feita, a medida do tamanho da cabeça. Pergunte se o tamanho da cabeça está crescendo proporcionalmente em relação ao corpo.
Nesse surto de microcefalia no Brasil é certo que não se trate de causa genética. O mais provável é que se tenha contaminação ambiental ou uma infecção.
Está sendo levantada a hipótese que seja infecção pelo ZICAVÍRUS, semelhante ao vírus da Dengue, e que é transmitido pelo mesmo tipo de mosquito.
  • Tags:
Compartilhe

Assine nossa Newsletter