Glaucoma: entenda e previna-se!
Glaucoma é o nome que se dá a um grupo de doenças dos olhos que provocam lesões no nervo ótico e perda de visão.
No glaucoma existe um aumento da pressão dentro do olho. Essa alteração se faz de forma lenta (glaucoma primário de ângulo aberto), representando praticamente 80% dos casos. A evolução é sem sintomas e as lesões se instalam em muitos anos. A única forma de se fazer uma profilaxia é no exame oftalmológico. Esse exame deve ser feito periodicamente, mesmo sem estar sentindo nada.
Outra forma de glaucoma, que é o glaucoma agudo (de ângulo fechado) que provoca muita dor e tem determinantes genéticos (outros casos na família).
O glaucoma secundário, acontece em processos inflamatórios infecciosos (Tracoma), traumáticos, retinopatia diabética avançada e principalmente pelo uso abusivo de colírios com corticóides. Por último, a quarta forma de glaucoma é o congênito, que acontece em 1 caso entre 10.000 crianças, e já pode se instalar intra útero e ao nascimento apresentam o “buftalmo” (olhos aumentados e de coloração azulada). Quanto mais precoce a intervenção, que para esse caso é cirúrgica, melhores são os resultados.