Face a Facis

Mais informações sobre a Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo

O Meio Ambiente e o Papel do Biólogo

Você sabe por que existe o Dia Mundial do Meio Ambiente E qual o papel do biólogo nesse processo? Entenda um pouco mais sobre o assunto no artigo abaixo.

Dia 05 de junho é comemorado o dia mundial do meio ambiente. Nesse dia, há 46 anos, a Organização das Nações Unidas (ONU) realizou a primeira Conferência sobre o Meio Ambiente em Estocolmo (1972). A ONU é uma organização intergovernamental fundada logo após o término da segunda guerra mundial, e tem como principal objetivo manter a paz internacional e garantir os direitos humanos.

Com o fim das grandes guerras, a população humana começou a vivenciar um período de crescimento exponencial, creditado ao período de paz e principalmente pelo aumento da produtividade de alimentos no mundo, a chamada Revolução Verde. Muitos cientistas da vida, com seus estudos em genética, fisiologia, patologia de plantas, ajudaram a empreender métodos de cultivo e variedades de plantas que pudessem proporcionar mais alimentos a todos. No Brasil, vale destacar a bióloga Maria Irene Baggio, que ajudou a adaptar o trigo para o cultivo em terras brasileiras.

Porém, dentre os métodos empregados na Revolução Verde, o uso de produtos químicos, como os pesticidas, começou a despontar preocupações quando outra bióloga, Rachel Carson, começou a divulgar resultados obtidos em trabalhos científicos em textos ressoantes, em uma leitura mais fácil. O seu livro Primavera Silenciosa, por exemplo, coloca que devido a ação de alguns pesticidas, as aves estão sendo contaminadas e morrendo, fazendo com que no período da primavera, período conhecido pela regeneração da vida após um período mais ameno, não será mais caracterizada pelo belo canto dos pássaros, mas sim pelo profundo silencio da morte de todas as aves.

Mas não era somente a morte dos pássaros. Seus textos também abordam casos de câncer e envenenamento de pessoas por esses poluentes, fazendo com que a preocupação ambiental crescesse de tal maneira que a ONU iniciou seu Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente no dia 5 de junho de 1972. Nesse período, muitos cientistas estudavam as consequências (ou não) que as ações do homem causavam ao meio ambiente.

Vinte anos depois, o fim Guerra Fria ocorre de forma pacífica, e a ONU organiza um novo evento entre os dias 3 e 14 de junho: a ECO-92, ocorrida com grande sucesso na cidade do Rio de Janeiro!

Esse evento teve ainda maior repercussão mundial do que aquele ocorrido em Estocolmo 1972. A principal mudança vista foi a implementação da ideia do “desenvolvimento sustentável”. Nesse conceito o ser humano passa do papel de somente um agente causador de malefícios ao meio ambiente para um agente que está incorporado com o meio ambiente. Em conjunto, biólogos e outros profissionais começaram e ainda tem efetuado papel importante para capacitar as pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável. Atuando como analista e consultor ambiental, como perito de crimes ambientais, pesquisador ou atuante no terceiro setor, podemos afirmar categoricamente que o profissional biólogo têm sido o principal agente do desenvolvimento sustentável, para que possamos ser capazes de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações.

 

Fonte: Prof. Dr. Juliano Van Melis (Coord. Curso de Graduação em Ciências Biológicas da FACIS). 


Assine nossa Newsletter